Árbitro explica desqualificação de Keenan Cornelius e Paulo Miyao no World Pro

Image

 

A quinta edição do WPJJC estava em Abu Dhabi na semana passada. Além da grande luta entre o campeão Marcus Buchecha e Rodolfo Vieira, a final do absoluto faixa marrom foi controversa.

Keenan Cornelius enfrentou, mais uma vez, o peso leve Paulo Miyao, mas a luta acabou de uma maneira incomum. O árbitro da luta, o faixa-preta da Nova União Luciano Mendes optou por desqualificar os dois atletas por falta de combatividade. Keenan e Paulo teve seus pés presos em uma posição de guarda.

Luciano explicou sua decisão:

“Os dois finalistas eram passivos e não procuram pontos ou finalizações. Com isso, eu sou obrigado pela regra, a cada 20 segundos de passividade, puni-los. A regra constantemente passa por ajustes, como ocorreu recentemente. É importante que todos os concorrentes, leia e siga os cursos ministrados pela IBJJF, todos os árbitros formados pela Federação são capazes de cumprir o que está em nossas regras. Então, meu critério foi adotado com base na regra atual, como de costume “, diz Luciano.

Com a desclassificação dos dois finalistas, a organização optou por dar a medalha de ouro para Kaue Damasceno (Nova União), então terceiro colocado no título absoluto. Esta decisão acabou por gerar mais controvérsia sobre o árbitro que ele foi acusado nas redes sociais de ter eliminado os finalistas em favor de seu companheiro de equipe.

Luciano rejeitou as críticas, dizendo que nada na regulação afirmou que o terceiro lugar seria o novo campeão:

“Em relação ao fato de que o atleta que ficou em terceiro lugar ficou o campeão, esta decisão foi dada pela organização do evento e não é a minha responsabilidade de ter uma opinião. Nas redes sociais, há muitas opiniões diferentes sobre a desqualificação, todo mundo tem o direito de pensar o que quiserem. Repito: só cumpri o que estava escrito na regra “, diz Luciano.

O árbitro diz que ele espera que os atletas se tornam mais conscientes das regras, para não ser mais pego de surpresa: “Cabe a cada concorrente para estudar a regra e se adaptar ao jogo.

Tagged with: , , , , , , ,
Posted in Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: